O conceito fundamental que Alexander Gerschenkron utiliza, com resultados claros e positivos, para explicar, com clareza e precisão, as características específicas e os sucessivos ressurgimentos da França, da Alemanha e da Rússia no século XIX, é o de “atraso econômico relativo”. O autor demonstra como cada um desses impulsos sempre foi acompanhado por um conjunto específico de ideias relacionadas à causa do atraso em questão, que precisava ser remediado.
No âmbito dos fatos concretos da vida prática, verificou-se que quanto maior o atraso, mais radicais e elevadas eram as teorias econômicas e políticas que originaram as diferentes mudanças históricas.
Devemos reconhecer, no entanto, que na América Latina toda essa ordem de coisas tem sido muito diferente. O atraso econômico da Ibero-América em relação à evolução e ao desenvolvimento econômico e industrial da Velha Europa no século XIX certamente não deu origem ao desenvolvimento de novas teorias, ideias ou abordagens nativas sobre os problemas vitais da economia e do desenvolvimento industrial em cada um dos países indo-americanos.
Após as Guerras de Independência, os países latino-americanos se preocuparam exclusivamente com os problemas de sobrevivência, organização e consolidação dos estados da América Central e do Sul, em meio a inúmeros conflitos de fronteira, revoluções de sangue e aguardente e guerras civis terríveis, desumanas e, pior ainda, fratricidas.
Embora possa não nos agradar, devemos reconhecer que as diversas constituições nacionais das repúblicas latino-americanas são inteiramente inspiradas e até mesmo copiadas da dos estados unidos da américa, enquanto as ideias generosas da revolução francesa serviram de base intelectual para as novas repúblicas.
Um olhar para o panorama da Ibero-América permite-nos ver por toda parte constituições violadas, suspensas, reformadas, pisoteadas por tantos ditadores militares que, com sangue e terror, devastaram esta bela terra indo-americana.
As condições econômicas, sociais e políticas de todos os países da América Latina estão verdadeiramente dissociadas daquelas palavras retumbantes conhecidas como liberdade, igualdade e fraternidade.
Na América Latina, ideologia e realidade estão radical e definitivamente separadas.
Não podemos negar que os latino-americanos têm ideologias belíssimas, mas infelizmente estas estão totalmente dissociadas da dura realidade da vida prática.
Hoje em dia muito se fala em liberalismo e democracia, mas nestas terras ibero-americanas, a tão alardeada ideologia liberal e democrática, sem dúvida alguma, serve agora apenas para encobrir propósitos não confessados.
No fundo, essas raposas políticas só se preocupam com seus cargos burocráticos, com subir na hierarquia, com fazer-se ouvir, com chegar ao topo e com enganar os povos indo-americanos com falsas promessas que nunca são cumpridas. A farsa, a mentira e o engano governam esses povos constitucionalmente. O dano moral tem sido tremendo e atinge até os recônditos mais profundos do subconsciente humano.
Por mais de cem anos, os povos latino-americanos têm sofrido regimes de força e violência, mas os donos sempre usam a linguagem da liberdade, da igualdade e da democracia para enganar os povos sofredores deste hemisfério ocidental.
Na América Latina existe um enorme conflito entre teoria e prática, palavras e ações, conteúdo e reforma.
Os sistemas políticos da América Latina só serviram para violar a lei e a ordem.
O Latino-americano é, em essência, muito íntimo de sua consciência, revolucionário por instinto, por natureza; não se identifica com os hostes soviéticos, mas também não aceita voluntária e voluntariamente as correntes da escravidão capitalista.
Os povos da América Latina têm uma psicologia muito diferente, distinta da dos europeus e norte-americanos, mas também precisam de um senso de vida mais prático, uma mente investigativa, experimental e prática; métodos científicos rigorosos e objetivos positivos claramente definidos.
Os pensadores norte-americanos são incapazes de compreender a união existente entre disciplina intelectual e revolução radical.
Os pensadores norte-americanos nunca foram capazes de compreender as idiossincrasias psicológicas do povo latino-americano; isso explica por que cometeram o lamentável erro de rotular absurdamente Dom Porfirio Díaz, o ditador mexicano.
Os pensadores norte-americanos atribuíram a Dom Porfirio o título de Tirano Honesto, um homem honesto que sabia como trazer ordem ao caos e prosperidade à estagnação e à miséria.
Esses adjetivos soam muito bem vistos dos arranha-céus de Nova York, mas é bem diferente suportar espancamentos e chicotadas nas propriedades dos patrões e, para piorar tudo, receber um salário miserável de fome.
Durante a era porfirista, os senhores eram os verdadeiros senhores da forca e da faca, em um estilo feudal, senhores que desfrutavam livremente do direito à primeira noite; as esposas e filhas dos trabalhadores pertenciam aos senhores.
É espantoso que um gigante da inteligência como Tolstoy tenha cometido o gravíssimo erro de afirmar que Dom Porfirio era um Cromwell moderno, que “supostamente” usou métodos autográficos para levar o México à democracia.
É realmente lamentável que, nesta fase da história, a Teoria Porfiriana ainda esteja na moda no Oriente Médio e na Ásia antiga.
É incongruente que pensadores mexicanos tão ilustres como Dom Justo Sierra tenham cometido o erro de apoiar incondicionalmente o tirano Dom Porfirio Díaz.
Aqueles que estudaram obras como nossa América, de Bungue, e muitas outras, poderão compreender que os pensadores norte-americanos e europeus, sem dúvida alguma, estão muito longe de sequer suspeitar do que realmente é a Idiosincrasia Psicológica Latino-americana.
Em sua obra, após criar um retrato magistral do Cacique, Bungue afirma simplesmente que a preguiça, a tristeza e a arrogância são “supostamente” os elementos básicos do caráter latino-americano.
Quase todas as obras escritas por pensadores ianques e europeus sobre o tema perturbador da raça Latino-americana se enquadram no já conhecido círculo vicioso da inferioridade racial e do estado econômico subdesenvolvido.
Cada raça possui sete sub-raças e os latino-americanos são a sexta sub-raça da quinta raça raiz.
Muito se tem falado ultimamente sobre o nascimento de uma nova era, e esta nascerá na América Latina.
Infelizmente, hoje temos que reconhecer a tremenda verdade da declaração de Simón Bolívar quando disse: “Tratados são pedaços de papel, Constituições são livros, eleições são lutas, Liberdade é anarquia e a vida é tormento.”
Assim são as coisas nesta ordem ultrapassada e degenerada, e por essa razão um novo tipo de revolução é urgentemente necessário, uma revolução radical e definitiva, uma revolução anticopitalista e anticomunista.
O novo modelo econômico global deve emergir da América Latina. A América Latina não precisa importar doutrinas estrangeiras de cunho marxista ou capitalista. A América Latina é chamada a iniciar a Nova Ordem Mundial, mas primeiro precisa se libertar daqueles partidos políticos tradicionais, podres e degenerados, que mergulharam cada país na violência política e levaram cada nação Latino-americana à desgraça e à miséria.
